Em São Paulo, cartórios passam a emitir CPF nas certidões de nascimento

No Estado de São Paulo, o serviço de emissão de CPF para recém nascidos será diretamente nas certidões de nascimento, sem qualquer custo para os pais. Inédita no Brasil, a iniciativa é dos cartórios de Registro Civil e Receita Federal. O lançamento é nesta terça-feira (dia 1º). A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) vai estender a iniciativa a todos os 836 cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, que em média, registram 60 mil nascimentos por mês.
De acordo com a Arpen-SP, além da comodidade e gratuidade do serviço, a emissão do CPF diretamente no ato de registro de nascimento atende a uma demanda da população mais carente que necessita deste número para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público. A inscrição do recém nascido também permitirá aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo Governo, além da possibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança. O sistema já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.  
Os Estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina, Acre e Rondônia também serão beneficiados posteriormente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não é devida a cobrança de multa em rescisão contratual por agressão a menor

Juíza reconhece dupla maternidade de casal homossexual